Sunday 29 April 2007

A pior profissão para se ter num filme




AVISO: contém spoiler

Acabei de ver um filme francês bastante recente baseado nas personagens de banda desenhada "Tanguy e Laverdure", dois pilotos da Força Aérea Françesa (que neste filme têm outros nomes ). O filme é bastante interessante e compete com a maioria dos filmes de Hollywood em termos de qualidade de produção (uma espécie de "Top Gun" francês mas sem a música e menos falhas no argumento) mas vá-se lá saber porquê não teve projecção nenhuma em Portugal (a própria BD tem muito pouca).

A meio do filme apercebi-me de uma combinação fatal que se estava a formar para um tipo de lá: personagem secundária (bom da fita, conhecido pela alcunha) + filme de guerra + participação na missão principal do filme (a fazer companhia aos dois heróis). "Pronto, este tipo não acaba o filme sem levar com um míssil pelo escape acima", pensei eu. Naturalmente o gajo acabou por quinar (se bem que não da forma que eu estava a prever).

Eu até gosto deste tipo de filmes mas às vezes conseguem ser tão previsíveis...

P.S. - naturalmente que este tipo de pormenores só poderão ser detectados por um olho altamente treinado como o meu mas uma das personagens principais femininas sofria de um ligeiro estrabismo e portanto nunca poderia chegar a piloto de caças como se faz passar no filme. Mas isso são outras histórias.

No comments: