Tuesday 31 July 2007

Títulos (de valores não-mobiliários)

Sempre me pareceu um bocado ridícula a obsessão que os portugueses têm com o título das pessoas mas ultimamente parece que a coisa tem tomado proporções ridículas (ou será por andar a lidar mais com bancos? os bancos sempre gostaram muito dessas coisas...).

Recebi em casa um novo cartão multibanco, dirigido ao "Dr." Miguel Valença Pires e com esse nome no cartão. Apesar de eu não querer por maneira alguma ter alguma espécie de título no cartão os tipos do banco rapidamente se aperceberam do erro (do erro errado, mas enfim...) e enviaram-me poucos dias depois um cartão igualzinho, da mesma conta, dirigido ao Eng. Miguel Valença Pires. Agora, eu vou manter o cartão a dizer Dr. (assim sempre tenho a desculpa que a caganzie é do banco, não minha) mas estive a pensar no assunto e cheguei à conclusão que, já que tenho que ter algum título, que tenha um com algum valor cómico. Sendo assim, vou pedir ao banco que altere o título no meu próximo cartão. Ainda pensei em algo do género "Excelentíssimo" ou "Meretíssimo", ou mesmo algo mais nobre como "Dom", mas decidi-me antes por um título que expresse melhor a minha magnanimidade. Estou indeciso entre "Grande Timoneiro Miguel Valença Pires" (em homenagem ao Mao Tse-Tung) ou "Querido Líder Miguel Valença Pires" (a Coreia do Norte sempre me fascinou). Alguma sugestão?

No comments: