Thursday 3 May 2007

Ministério da Saúde: a pôr pessoas doentes desde 1900 e troca o passo

Na minha cruzada cibernética contra as burocracias ridículas dos serviços do Estado chegou a minha vez de desancar no Ministério da Doença.

Fui hoje tentar fazer umas análises ao sangue a um laboratório perto de minha casa, só para descobrir que aquelas análises, pelo regime privado, custavam à volta de 300 euros. Comparticipadas pelo Estado as análises seriam qualquer coisa como 5 euros. O único problema é que não aceitavam a receita que eu tinha porque supostamente vinha "do privado" (mesmo apesar do meu médico ser também chefe de serviço num hospital do Estado). Ao que parece a única maneira do Estado pagar as análises é se elas forem receitadas pelo ilusório "médico de família" do Centro de Saúde (um conceito ilusório dada a sua quase total inexistência) - não podia ser qualquer médico do Centro de Saúde, tinha de ser esse tal (se por acaso tivesse tido algum acidente e estivesse em casa de baixa só posso presumir que as minhas análises teriam de esperar).

Ainda tentei ir ao centro de saúde à caça desse tal de "médico de família" mas já passavam das 8 horas quando lá cheguei e portanto tinha naturalmente mais de 60 pessoas à minha frente. Na senda da minha identificação dos problemas operacionais graves no Estado (lá está o consultor em mim outra vez...) só posso imaginar a quantidade de pessoas que estariam ali a perder tempo seu (dias inteiros) e a gastar tempo aos médicos (que nem sequer os iriam ver a sério) só para pedir novas receitas de medicamentos, análises e tratamentos para coisas que já tinham sido pedidas por outros médicos (aparentemente menos dignos que os seus colegas).

O Estado julga que assim poupa dinheiro está muito enganado (eu obviamente não posso esperar uma vez que o curso acaba em 2009 e antes disso não devo conseguir consulta no "médico de família") - vou apanhar as vacinas todas a que tiver direito e mais algumas (as análises eram para ver que anti-corpos é que ainda tinha) e se ficar de cama uma semana com 40º de febre devido à dose cavalar que apanhei a empresa que peça o dinheiro à Segurança Social.

P.S.-e isto depois de termos sido roubados escandalosamente no quiz ontem à noite!

1 comment:

Lemmings said...

È verdade que sem o mestre do quiz vocês perderam? Não te preocupes, para a próxima eu levo o meu conhecimento de aeroespacial (visto o teu ser tão limitado) e ganhamos outra vez o título de campeões univerais do quiz.